OLÁ, SEJA BEM-VINDO!
São João da Boa Vista, 21 de maio de 2022



Leia aqui nosso Estatuto



DESTAQUE
50 Anos de História

O livreto apresenta uma breve narrativa dos cinquenta anos de atividades da Casa bem como a relação das cadeiras, patronos e acadêmicos que dela fazem ou fizeram parte, além do Estatuto e das alterações estatutárias que se fizeram necessárias durante o período. Publicar esta obra foi uma forma de homenagear os fundadores desta Casa de Letras e aqueles que bravamente a construíram ao longo de meio século de intensas mudanças sociais e culturais, fazendo dela um patrimônio de toda a sociedade sanjoanense.
Conheça também a biografia dos fundadores, clicando aqui.


Lives
15/11/2021
Jubileu de Ouro - Academia de Letras.

30/10/2021
Bate-prosa "Dez anos sem Moacyr Scliar"

16/10/2021
Mesa-redonda "Comunicar, verbo transitivo direto e indireto"

24/09/2021
Cláudio Richerme apresenta "Prosa ao piano: Guimar e outras notas"

14/08/2021
Premiação do XXIX Concurso Literário de Poesia e Prosa

24/07/2021
Solenidade de posse do acadêmico Hélio Correa da Fonseca Filho

19/06/2021
Chá literário "Atualidade de Paulo Freire"

29/05/2021
Chá literário "Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo"

08/05/2021
Chá literário "Emoções aceleradas"

17/04/2021
Chá literário "Coisas de Orides"

30/01/2021
277ª Reunião Ordinária de Solenidade de Posse da Diretoria Biênio

28/11/2020
Abertura do Jubileu de Ouro

10/09/2020
276ª Reunião Ordinária - Solenidade de Premiação do XXVIII Concurso Literário

20/08/2020
275ª Reunião Ordinária - Posse de Marly T. E. de Camargo Fadiga

Pensamento & Pesquisa
08/05/2021
UM ESTILO DE VIDA - Crônica de Eduardo Barros, lida no Chá Literário "Emoções aceleradas"

10/09/2020
CLARICE, uma surpresa Palestra da acadêmica Maria José Gargantini Moreira, proferida na reunião XXVIII Concurso Literário de Poesia e Prosa

23/02/2019
RAÍZES DO NOSSO CARNAVAL Palestra da acadêmica Beatriz Castilho Pinto, proferida na reunião SERPENTINA LITERÁRIA
[Referência]


ACADEMIA NAS REDES

PARCEIROS DAS LETRAS

PREFEITURA MUNCIPAL
www.saojoao.sp.gov.br



Galeria de Foto

04/12/2021
Confraternização 2021

Foi na elegante plataforma da Estação das Artes que acadêmicos e convidados celebraram o Natal 2021. Após o retrospecto das atividades realizadas ao longo do ano, a Academia de Letras agradeceu o trabalho voluntário e zeloso do contador Clóvis Peres, ofertando-lhe o Troféu Jubileu de Ouro. Na sequência, a jovem Sophia Bruscato, filha e neta de acadêmicos, fez o lançamento de seu primeiro livro, “Primeira pessoa”. No mesmo clima de festa, foram homenageados os acadêmicos que publicaram livros neste período de pandemia: Silvia Ferrante, Lincoln Amaral, Raul Andrade e Fernando Dezena. O evento foi enriquecido com declamação de poemas e, ao som de Walgra, a noite terminou em pizza e muita alegria.

15/11/2021
Jubileu de Ouro

A Academia de Letras de São João da Boa Vista comemorou seu Jubileu de Ouro em grandiosa sessão festiva realizada no Teatro Antonio Candido, na Estação das Artes. O evento foi aberto com apresentações musicais por acadêmicos e convidados que interpretaram composições de músicos sanjoanenses, vários deles também acadêmicos. O evento teve como convidado especial o membro correspondente Oscar Burgos Possollo, fundador da instituição em 1971 e que voltou à cidade especialmente para as comemorações. A seguir, o escritor Ricardo Ramos Filho, palestrante da noite, relatou sua formação literária e sua vivência como filho e neto de escritores renomados e, também, como presidente da União Brasileira de Escritores. Em comemoração à data, foi lançado o livro Academia de Letras de São João da Boa Vista: 50 Anos de História e uma edição especial da Revista Arca n° 11. Foram ainda homenageados os ex-presidentes da Arcádia e os patrocinadores do evento. A reunião terminou com acadêmicos e público confraternizando-se na plataforma da Estação das Artes. O evento está disponível no YouTube, em: https://www.youtube.com/watch?v=-WSLCS0mePk

30/10/2021
Bate-prosa “Dez anos sem Moacyr Scliar”

Em evento realizado de forma remota, a Academia de Letras homenageou o escritor Moacyr Scliar pelo décimo ano de seu falecimento. O bate-prosa teve a participação do acadêmico Lincoln Amaral, que recentemente apresentou trabalho de doutorado sobre o escritor, e da Profa. Dra. Kênia Maria de Almeida Pereira, da Universidade Federal de Uberlândia, especialista em estudos judaicos e grande estudiosa da obra de Scliar. Foram discutidos temas e características de seus livros, destacando-se a criação de personagens híbridos, cindidos entre a cultura judaica e a brasileira, bem como a refinada ironia e o humor ácido do escritor, além de sua opção estética por dar voz a personagens secundários e fazer uso da paródia. Presentes por meio da plataforma Zoom, acadêmicos e orientandos da Profa. Kênia fizeram considerações e perguntas. O evento está disponível no canal da instituição no YouTube: www.youtube.com/watch?v=fSQmJugcuz8

16/10/2021
Mesa-redonda “Comunicar, verbo transitivo direto e indireto”

“Comunicar, verbo transitivo direto e indireto” foi o tema da mesa-redonda que reuniu os jornalistas Prof. Dr. Cláudio Magalhães (Núcleo de Estudos da Realidade Virtual – Centro Universitário UNA, Belo Horizonte) e Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto (Unifae, São João da Boa Vista), no sábado, dia 16 de outubro. As interfaces homem-máquina, a “sociedade do espetáculo” em seu ápice, o protagonismo dos dados em detrimento das audiências, o capitalismo de vigilância, a virtualidade real, a inteligência artificial e um “pós-humano” e o nosso futuro num mundo hiperconectado, mas afogado em informações irrelevantes e faminto de afetos, foram alguns dos assuntos debatidos. O debate, que marcou a retomada dos eventos presenciais na Academia de Letras, está disponível no canal da instituição no YouTube.
[ Próxima ]



Acadêmicos em Destaque

Cadeira 19

João Otávio Bastos Junqueira

Cadeira 30

Neusa Maria Soares de Menezes

Cadeira 01

Ronaldo Frigini

Cadeira 12

Luiza Nagib Eluf

Cadeira 13

Lucelena Maia

Cadeira 25

Susana de Vasconcelos Dias

Em comemoração ao Jubileu de Ouro, esta edição especial da revista Arca apresenta textos em verso e prosa, escritos por acadêmicos atuais e in memoriam. Traz também fotos dos fundadores da instituição e outras antigas, colhidas ao longo destes cinquenta anos, ao lado da galeria dos acadêmicos contemporâneos e dos eventos de 2020-2021 - estes, sob o formato digital demandado pela pandemia.

Publicações versão on-line

Antologia do XXIX Concurso Literário de Poesia e Prosa
Para visualizar basta clicar no link abaixo:

Ver edição online


Antologia da 28ª edição do Concurso Literário de Poesia e Prosa
Para visualizar basta clicar no link abaixo:

Ver edição online


10ª Edição Revista ARCA
Para visualizar basta clicar no link abaixo:

Ver edição online


[ Veja Mais ]


 

Nota de pesar

A Academia de Letras de São João da Boa Vista lamenta o falecimento da escritora Lygia Fagundes Telles, membro honorário da instituição.

Lygia recebeu a homenagem desta Arcádia em junho de 1993, ocasião em que proferiu uma concorrida palestra sobre o livro Capitu, roteiro cinematográfico escrito por ela em parceria com o marido, o cineasta Paulo Emílio Salles Gomes, a partir do romance D. Casmurro, de Machado de Assis.

Contista e romancista consagrada, vencedora dos mais importantes prêmios da língua portuguesa, Lygia deixa um importante legado para a literatura brasileira e doces lembranças para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/12/2021
Confraternização

15/11/2021
Jubileu de Ouro

30/10/2021
Bate-prosa “Dez anos sem Moacyr Scliar”

16/10/2021
Mesa-redonda “Comunicar, verbo transitivo direto e indireto”

24/09/2021
Cláudio Richerme apresenta "Prosa ao piano: Guiomar e outras notas"
Semana Guiomar Novaes


14/08/2021
Premiação do XXIX Concurso Literário de Poesia e Prosa

24/07/2021
Posse do Acadêmico Hélio Correa da Fonseca Filho

19/06/2021
Chá Literário “Atualidade de Paulo Freire”

 
Resultado do XXIX Concurso Literário de Poesia e Prosa

A Academia de Letras de São João da Boa Vista divulga o resultado de seu XXIX Concurso Literário de Poesia e Prosa, parabenizando aos vencedores e a todos os participantes, pelo alto nível dos trabalhos.
A premiação terá lugar em cerimônia virtual a realizar-se no dia 14 de agosto de 2021, às 19h, no canal da instituição no YouTube, quando será lançada a respectiva Antologia.
Veja aqui a relação dos premiados. Mais informações, clique aqui

 
Publicações da Academia

 
Onde Estamos


Academia de Letras de São João da Boa Vista | ©1971-2022 Todos os Direitos Reservados.
Praça Rui Barbosa, 41, Largo da Estação, São João da Boa Vista-SP | Email: [email protected] | +55 19 99687-3284